Brasília, 27/09/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediram hoje, em Camp David, residência de campo do líder norte-americano, que Irã e Coréia do Norte abandonem qualquer plano de desenvolvimento de armas nucleares. Os dois líderes instaram o Irã a cumprir obrigações estabelecidas no Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares e a Coréia do Norte a desistir de seu programa nuclear para fins militares.
Em dois dias de reuniões, Bush e Putin se declararam aliados na luta contra o terrorismo e se dispuseram a colaborar na reconstrução do Iraque. Putin, no entanto, não se comprometeu a enviar dinheiro ou tropas para a reconstrução do Iraque e disse que a contribuição russa depende ainda da votação de uma nova resolução das Nações Unidas (ONU) com relação ao assunto. A ONU está em curso com negociações para convidar outros países a ajudar na reconstrução do país invadido.
"A Rússia quer ver, o mais rapidamente possível, uma normalização no Iraque. Sabemos que é um processo complexo, que deverá ser baseado em fundamentos legais e administrativos sólidos e que deverá avançar passo a passo", disse o presidente russo.
Esta é a primeira reunião de Bush e Putin, em quatro meses, depois de divergências surgidas devido à discordância de Putin quanto à invasão norte-americana ao Iraque.
Com informações da CNN e da Agência Lusa