Brasília, 16/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de desembarcar na Base Aérea de Brasília vindo de Cartagena, na Colômbia. Lula chegou acompanhado do ministro das relações exteriores, Celso Amorim, que o acampanhou na reunião da Organização Internacional do Café (OIC). Uma das abordagens mais importantes feitas por ele em discurso em Cartagena centrou-se no apoio tanto do Brasil quanto da Colômbia aos produtores de café de ambos os países.
O presidente Lula fez um apelo durante a a reunião aos países desenvolvidos para que reduzam a 0% a tarifas cobradas pela exportação de café. O presidente esclareceu que o motivo de sua ida a Colômbia não teve como objetivo a negociação de acordos de paz entre o governo colombiano e as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC), mas, sim, para estabelecer uma nova dimensão na luta em defesa dos produtores de café.
O presidente afirmou ainda que a cafeicultura é uma solução social, assinalando que o ponto central da reunião foi o de encontrar um caminho para fortalecê-la, sugerindo que o incentivo a cafeicultura pode ser uma das soluções para combater o narcotráfico e o terrorismo nos setores pobres da Colômbia.
"A questão de paz interessa a todos os países, e o Brasil vai colaborar desde que haja vontade da Colômbia e da ONU em encontrar uma solução pacífica para a guerrilha", declarou o presidente. Lula anunciou que em outubro, haverá uma reunião entre a Comunidade Andina e os países da América do Sul para consolidar propostas de acordos entre os países.