Estudantes de Brasília avaliam prova do Enem

31/08/2003 - 18h44

Brasília, 31/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Estudantes que estão completando o segundo grau reservaram a tarde deste domingo para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo da prova é oferecer ao aluno uma oportunidade de auto-avaliação. O exame também pode ser utilizado como alternativa ou como complemento dos processos seletivos para ingresso no ensino superior. No Brasil, 434 instituições utilizam os resultados do Enem em seus vestibulares.

No Distrito Federal, aproximadamente 21 mil estudantes fizeram a prova. Uma delas é Cecília Lindgren, 17 anos, aluna de um colégio particular da capital. "A prova foi fácil. Não precisa de conhecimento profundo, tem que ter um raciocínio mais lógico", disse. A idéia do Enem é exatamente essa: avaliar a capacidade do aluno em relacionar o conteúdo das disciplinas do colégio com a vivência no mundo adulto, analisando as habilidades e competências.

Mesmo assim, diversos estudantes de Brasília consideram que o exame poderia ser melhor elaborado. "Em relação ao vestibular, chega a ser uma brincadeira meio de criança. O nível tinha que ser mais elevado", afirmou Antônio Miranda, de 17 anos. "Não dá para avaliar. Tem pouca física, matemática, é só o básico", opina Cybelle Bertoldo Santos, de 17 anos. Apesar disso, ela acredita que o Enem vai ajudá-la a entrar em uma universidade para cursar medicina.

Foi para facilitar o ingresso na faculdade que Adriana Souza Cintra, 17, fez as provas. Ela quer cursar faculdade em São Paulo. "Não sei se avalia realmente, mas, já que existe, quero aproveitar para conseguir pontos e entrar em uma faculdade", contou.

Já para Beatriz Benjamin de Barros, 19 anos, que estuda em um colégio público de uma cidade vizinha ao Distrito Federal, Samambaia, a prova foi complicada. Ela considerou que o mais difícil foi a prova de redação, que pedia aos alunos para escrever sobre a violência na sociedade e como acabar com ela. "Foi mais difícil porque na nossa escola a gente estava sem professor e não deu para ter boas aulas de redação", explicou.

A prova do Enem teve 63 questões de múltipla escolha. Ela foi realizada em escolas de 605 municípios do país. Era esperada a presença de quase 1,9 milhão de jovens em todo o país. O ministério divulga balanço final sobre o exame nesta segunda. O gabarito já está disponível no site da Internet do Inep, que elaborou a prova (www.inep.gov.br).