IV Festinbonito incrementa economia da região

19/07/2003 - 14h45

Bonito, 19 /7/2003 (Agência Brasil - ABr)- Mais de 50 mil pessoas participam do IV Festinbonito, que encerra hoje. Para os organizadores e a população, o Festival de Inverno de Bonito se tornou uma grande opção de convergência de manifestações artísticas e culturais no Centro-Oeste do País. Música, teatro, artes plásticas, cinema, vídeo, dança, exposições, oficinas e ainda
discussões importantes sobre a conservação do meio ambiente. Este ano, mais de 137 atividades foram realizadas entre os dias 12 e 19 de julho, na cidade de Bonito durante o Festival.

Além do turismo ecológico, a programação desta edição do Festival foi um grande apelo para atrair o público e incrementar a economia da região. Cerca de 600 pessoas, entre equipe de produção, técnicos, artistas, jornalistas participaram do Festival de Inverno. Turistas de várias partes do Brasil e também do exterior assistiram aos shows, teatro de rua, filmes e vídeos e também às oficinas e exposições de fotografia, artes plásticas, sala de meio ambiente, entre outras atrações.

Durante toda a semana, Bonito teve uma agitação atípica para uma pequena cidade do interior. Com bares, restaurantes e hotéis cheios a cidade que, antigamente era apenas uma opção de verão assistiu a uma invasão de turistas em pleno inverno. Desde o primeiro ano em que foi realizado, o Festival de Inverno de Bonito colocou o mês de julho no calendário turístico da cidade e toda a "trade" do setor passou a ter, no período de baixas temperaturas, o clima perfeito para aquecer os seus ganhos. Artistas reconhecidos no cenário nacional como Zélia Duncan, Zé Ramalho, Milionário e José Rico, Ney Matogrosso, entre outros, passaram pelo palco do Circo do Festival.

Grandes nomes Em 8 dias, o Circo do Festival recebeu dezenove atrações musicais diferentes. Entre grupos regionais e nacionais, oito companhias de teatro se apresentaram. A programação de cinema exibiu 64 filmes premiados no Brasil e no exterior fazendo um apanhado da produção cinematográfica do País. Na Mostra Nacional de Vídeo Ecológico dezessete trabalhos uniram a estética audiovisual à questão do meio ambiente. Dez exposições de fotografias e artes plásticas também deram a dimensão visual para o Festival e três grupos sul matogrossenses de dança se apresentaram em Bonito. Além dessa extensa programação cultural, oito oficinas com diferentes temas foram oferecidas. Somados, todos os espaços ocupados por atividades e atrações desta edição do Festival de Inverno foram cerca de 10 mil m2 mergulhados em cultura.

Escolas, praças, o Circo do Festival e até os muros da cidade serviram de palco para a arte em Bonito. O cantor Zé Ramalho e a dupla de Camapuã, de MS, Luís Goiano e Girsel da Viola encerram hoje a quarta edição do Festival de Inverno de Bonito (Festinbonito).