Florianópolis, 18/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A forma de obter recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi tema de um encontro em Balneário Camboriú, que reuniu 400 representantes de 169 municípios catarinenses. Técnicos do Ministério da Educação explicaram como devem ser elaborados os projetos para garantir a liberação da verba. A partir de segunda-feira (23), representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estarão repassando as informações a todas as regiões do estado. O primeiro encontro será em Blumenau, para municípios do Vale do Itajaí.
O presidente da Undime, Almir Kuehn, destacou alguns programas, como o Brasil Alfabetizado, lançado este ano pelo ministro Cristovam Buarque para erradicar o analfabetismo. "Se União, Estados e Municípios estiverem engajados pela qualificação e ampliação do atendimento da educação infantil e de jovens e adultos, faremos um trabalho coletivo e estabeleceremos parcerias para a execução desses projetos", destacou Almir.
Santa Catarina possui cerca de 240 mil jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, e as secretarias municipais têm até o dia 30 de junho para encaminhar os projetos. Se forem contempladas, receberão R$15 por mês para cada aluno, e R$ 80 por alfabetizador. Outros programas destacados durante o encontro foram o Transporte Escolar, com verba do governo federal para compra de ônibus em 151 municípios, e o Dinheiro Direto na Escola, cujo valor é determinado pelo número de crianças e deve ser aplicado em obras e melhorias nas instituições de ensino.