Recife, 14/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde conseguiu vacinar até o meio dia de hoje, em todo o país, durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Imunização contra a Paralisia Infantil, 4.508.951 crianças menores de cinco anos.
O balanço parcial foi divulgado, no final da tarde, pelo secretário nacional de Vigilância de Saúde, Jarbas Barbosa, durante coletiva, no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP). Ele disse que o resultado corresponde a um milhão de crianças a mais, em comparação à campanha do ano passado.
De acordo com o secretário, os números significam que a meta estabelecida pelo Ministério, de imunizar 17 milhões de crianças pode ser alcançada devido ao empenho das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Barbosa atribui o alto índice de comparecimento aos postos de imunização à valorização das ações de prevenção, depois do surgimento da pneumonia asiática, que vem se alastrando e assustando o mundo.
O secretário explicou que foram constatados problemas de cobertura vacinal apenas no Estado do Amazonas, em função do mau tempo, nublado e chuvoso. "Lá, a campanha vai proseguir durante toda a próxima semana", informou.
O resultado final da imunização contra a polimiolite no Brasil será divulgado nos próximos 30 dias.