Maratona alerta para o combate à exploração sexual de crianças

18/05/2003 - 17h14

Rio, 18/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - A campanha de combate à exploração sexual infanto-juvenil promovida hoje durante a IV Maratona BR do Rio, pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), órgão vinculado à Secretaria de Estado Ação Social do Rio de Janeiro, foi bem recebida pela população carioca.

Durante o evento, no Parque do Flamengo, foram distribuídos dois mil panfletos, duas mil camisetas, 500 bonés e 500 folderes, alertando que é crime a exploração sexual de crianças e adolescentes, com pena prevista de 4 a 10 anos de reclusão. A campanha faz parte do Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que disponibiliza o telefone (21) 3399-3131, 24 horas por dia, para receber denúncias e informações.

O serviço ajuda a polícia a fazer o mapeamento das áreas de maior incidência de casos e a prender pessoas envolvidas nesse crime. Muita gente procurou o stand da FIA em busca de informações sobre a campanha. "Acredito que trabalhos como esse ajudam as pessoas a se conscientizarem do sério problema que é a exploração sexual infanto-juvenil", diz a gerente do Programa, Adriana Guilherme.

Esse foi o terceiro evento promovido pelo Programa para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os dois primeiros aconteceram na última sexta-feira nas estações Carioca e Siqueira Campos do Metrô do Rio.