Brasília, 17/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Na reunião ministerial da próxima segunda-feira, na Granja do Torto, será apresentada a proposta básica do Plano Plurianual com a versão final a ser levada para debate na sociedade.
Também será analisado o formato final do Programa Primeiro Emprego, a ser apresentado pelo ministro do Trabalho Jaques Wagner, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações foram dadas hoje pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, depois de participar de reunião com o presidente da República, ministros e outros assessores no Palácio da Alvorada. José Dirceu informou que Lula irá decidir os parâmetros e a data de lançamento do Programa Primeiro Emprego.
Na reunião ministerial, segundo o ministro, será feita uma troca de informações entre todo o ministério, "na medida que consideramos que o governo neste momento tem todas as condições de deslanchar uma série de iniciativas em ministérios, que são muito importantes para a sociedade, como obras de saneamento, habitação, obras no Nordeste, na educação e na saúde".
Ele lembrou, ainda, que se tentará uma uniformização da linguagem, além de se buscar também que todos os ministros tenham as informações sobre a política de cada ministério. "Vamos de certa maneira trocar informações".
Em relação a verbas para obras, o ministro da Casa Civil observou que há recursos, mesmo contingenciados, em áreas como saúde e educação. Outros ministérios, segundo ele, como os da Cidade, Integração Nacional e dos Transportes, estão recebendo recursos para investimentos básicos que estavam programados, "não todos, mas temos tempo até o final do ano".
José Dirceu informou, ainda, que o ministro-chefe da Secretaria Geral, Luiz Dulci, acabou de lhe relatar que não é fato notícia que saiu na imprensa de que haveria da parte dele qualquer questão com relação aos prazos do PPA - Programa Plurianual.
"Ele (Dulci) e o ministro do Planejamento, Guido Mantega, estão trabalhando de comum acordo na elaboração do PPA". Dirceu informou, também, que na sexta-feira próxima o ministro Luiz Dulci terá, em Manaus, a primeira reunião para discutir o PPA para aquela região.
Em relação ao Congresso Nacional, o ministro da Casa Civil informou que, na reunião de hoje com Lula, o assunto não foi discutido e que ontem houve um encontro com a presença de ministros da área política e líderes partidários, além da bancada no Senado, para discutir esta questão. Na semana que vem, nas reuniões com líderes da base, será discutido o assunto.
O ministro informou que o presidente está absolutamente tranqüilo porque "eu digo para a sociedade o que eu já disse ao presidente: o governo tem a maioria na Câmara e no Senado. No PT nós temos uma ampla e segura maioria a favor das reformas, o que acontece é que estamos vivendo uma democracia e o PT é um partido democrático. Decidido o fechamento de questão, como já aconteceu, a bancada vai acompanhar o voto".
Perguntado se o governo está administrando crises, o ministro respondeu que o governo não administra crises, o governo governa e a prova disso é a situação do país.
Segundo ele, no PT há diálogo, discussão, debate e disciplina.