Ouvidor Agrário discute conflitos no campo em Pernambuco

28/03/2003 - 21h18

Recife, 28/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, participou hoje de reunião com o secretário estadual de Defesa Social, Gustavo Lima, para definir ações que eliminem a violência no campo.

Ele visitou, em companhia do superintendente do Incra, João Farias, uma área de conflito, no município de Conadado, na zona da Mata Norte, onde várias famílias de posseiros foram expulsas do engenho Prado.

Gercino informou que foi fechado um acordo provisório que vai possibilitar a convivência pacífica entre os proprietários da terra e os trabalhadores rurais.

Durante a reunião, da qual participaram também o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Gabriel Maciel, representando o Ministério Público, da Comissão Pastoral da Terra, parlamentares e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, ficou definida uma agenda de trabalho para contornar os conflitos, antes que se estabeleça uma situação insustentável.

Na próxima segunda-feira (31), vários deputdos estaduais vão visitar a usina Aliança, na zona da Mata Norte, que está falida e com problemas de trabalhadores acampados.

No mesmo dia, à tarde, o superintendente do Incra se reunirá com integrantes de todos os movimentos sociais do Estado, na sede da instituição, para evitar que ocorram conflitos como os últimos episódios que envolveram o assassinato de trabalhadores rurais, na Região da Mata Sul.

O ouvidor agrário também retornará à capital pernambucana na próxima semana, quando discutirá o problema da violência no campo com o governador Jarbas Vasconcelos e representantes da justiça estaudal e federal.