Bush apresenta custos da guerra

24/03/2003 - 23h50

Brasília, 24/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - WASHINGTON (CNN) - O presidente George W. Bush fechou nesta segunda-feira a conta que apresentará a líderes do congresso norte-americano sobre os custos estimados da guerra contra o Iraque: US$ 75 bilhões, que deverão ser destinados à ação militar por meio da aprovação de uma verba extra no Orçamento.

Bush almoçou com assessores militares e com a equipe econômica de seu governo para discutir, antes do encontro com os congressistas, os rumos da guerra. O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, referiu-se ao reforço no Orçamento como uma "verba suplementar", que deverá cobrir não apenas os custos militares, mas também parte da ajuda humanitária à população iraquiana e, ainda, medidas de segurança dentro dos Estados Unidos.

Bush pretende apresentar formalmente o pedido de gastos no Pentágono, na terça-feira e, em seguida, viajará até o QG do Comando Central das Forças Armadas, em Tampa, no Estado da Flórida. Na quarta-feira, o presidente se reunirá com militares envolvidos na estratégia da guerra no Iraque.

Segundo fontes da Casa Branca, o pedido de verba suplementar para o Orçamento de 2003 deverá ser enviado ainda esta semana ao congresso. A votação será precedida de contatos diretos entre Bush e líderes da câmara dos representantes e do senado.

Com informações da CNN.