Brasília, 16/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, disse agora há pouco que o secretário geral da ONU, Kofi Annan deverá telefonar amanhã para o presidente Lula para manifestar o reconhecimento pelo interesse que o Brasil tem demonstrado em encontrar uma solução pacífica para a crise entre os Estados Unidos e o Iraque, ao mesmo tempo garantindo o desarmamento de Saddam Hussein.
O ministro disse também que foi orientado pelo presidente Lula a entregar ao embaixador chinês uma cópia da carta enviada pelo governo brasileiro ao secretário geral da ONU. "A carta deverá ser enviada ao Primeiro Ministro chinês demonstrando a tentativa de encontrar uma solução pacífica para a crise". Segundo Celso Amorim, "a situação é difícil mas até o último momento é necessário tentar a manutenção da paz.
Celso Amorim participou do jantar oferecido pelo embaixador da China Jiang Yuand ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre o jantar, o ministro afirmou que a recepção teve o objetivo "de estreitar ainda mais as relações sino-brasileiras que tem se dinamizado muito nos últimos anos". De acordo com Amorim, há em vista uma grande perspectiva de aumento das exportações brasileiras para a China, que atualmente estão em torno de US$ 4 bilhões. "Esse país é o principal mercado do Brasil na Ásia e há também uma cooperação muito forte entre os dois países, no setor de Ciência e Tecnologia, especialmente de lançamento de satélite".
Em 2004, "será comemorado os 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a China e que este fator também poderá significar um incremento nas relações entre os dois países", lembrou o ministro.