Dinheiro arrecadado com venda de ''A Revista'' será revertido para Fome Zero

23/02/2003 - 15h01

São Paulo, 23/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Takano lançou hoje uma edição especial de "A Revista" dedicada à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a festa, que aconteceu esta tarde no Viaduto Santa Efigênia, na capital paulista, também foi aberta a exposição "O Dia da Posse" que reúne 70 fotos.

O diretor da revista, Marcos Weinstock, disse que o objetivo principal da publicação é retratar o momento histórico que o país vive e mobilizar a sociedade para o projeto Fome Zero, prioridade do governo Lula. Distribuida gratuitamente para cerca de 12 mil pessoas, entre empresários, formadores de opinião e clientes do Grupo Takano, essa edição de "A Revista" também será vendida e a renda revertida para o projeto Fome Zero.

Presente no evento, o secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, Ricardo Kotscho, que deu um longo depoimento publicado em "A Revista" sobre a vida de Lula, disse que a posse de Lula marca o fim de uma era que perdurava desde o descobrimento. "É um divisor de águas no Brasil. O poder no país, durante 500 anos, ficou nas mãos das mesmas pessoas. Pela primeira vez alguém que vem da luta do povo chega ao poder. É um marco histórico e essa festa retratada foi algo que nunca se viu. Não foi uma festa da posse, mas uma festa do povo", afirmou.

Kotscho acrescentou que o projeto mostra o Brasil atual. "As pessoas que vierem na exposição e adquirirem a revista vão encontrar o Brasil inteiro representado. As caras, as roupas, o Brasil de hoje está todo nesse projeto", disse Kotscho.

O projeto envolveu uma equipe de 17 fotógrafos e seis jornalistas, comandados pela diretora de redação Regina Echeverria. Segundo ela, a maior dificuldade foi selecionar as fotos que seriam usadas. "De sete mil negativos, diminuir para cem foi a primeira grande batalha e nossa maior dificuldade, uma vez que era um material enorme e muito bom. Tivemos que selecionar por qual linha seguir e optamos por utilizar duas linguagens ao mesmo tempo, a do dia da posse junto com uma retrospectiva do Lula, contando com um belíssimo ensaio de Hélio Campos Melo, que o acompanha desde 78", disse Regina, acrescentando que o depoimento de Kotscho, amigo pessoal de Lula, foi fundamental para o projeto.

As pessoas que participaram do lançamento da revista e visitaram a exposição fotográfica aprovaram o resultado. Para o médico Renato Garcia, 57 anos, é importante que se produza um material de tal qualidade para perpetuar esse momento histórico do Brasil. "A posse do Lula foi, na minha opinião, a manifestação popular mais importante do país desde a mobilização pelas Diretas. Um momento de alegria e esperança contagiantes. Essas fotos mostram bem o que o povo sentia naquele momento", disse.

A aposentada Mafalda Lemes, 65 anos, disse que "A Revista" veio suprir o desejo de quem não pôde participar da posse. "Não pude ir a Brasília para ver a posse do nosso presidente, apesar da vontade. Agora, folheando essa revista, sinto como se tivesse estado lá. Vou guardar essa revista para lembrar sempre desse momento", afirmou.

A cerimônia de lançamento também contou com a apresentação da Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica da TV Cultura.

A edição especial de A Revista será vendida durante esta semana no Mosteiro de São Bento, região central da cidade. O dinheiro arrecadado será revertido para o projeto Fome Zero.