Lula escreve a Kofi Annan propondo soluções para os atentados na Colômbia

19/02/2003 - 21h43

Brasília, 19/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, expondo sua preocupação com os atentados na Colômbia e propondo ações imediatas que freiem o processo de violência vivido pelo país. Na carta, Lula se solidariza com a posição dos demais presidentes da América do Sul, no sentido de convocar os grupos armados, em especial a FARC, para buscar uma negociação com o governo colombiano.
Eis a íntegra da carta.

CARTA DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA AO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, KOFI ANNAN, SOBRE OS ATENTADOS NA COLÔMBIA.

"Brasília, 14 de fevereiro de 2003.

A Sua Excelência o Senhor
Kofi Annan
Secretário-Geral das Nações Unidas

Senhor Secretário-Geral,

Os últimos atentados ocorridos na Colômbia nos entristecem e preocupam, sobretudo porque estão atingindo intensamente a população civil e produzindo vítimas inocentes.
Sabemos que os problemas de violência neste país não datam de hoje e exigirão tempo, paciência e vontade política de todos para serem resolvidos.
Há, no entanto, a necessidade de uma ação imediata que permita estancar o atual derramamento de sangue.
Estou solidário com a posição de muitos colegas meus, presidentes da América do Sul, de lançar um chamamento a todos os grupos armados, em especial às FARC, para que cessem imediatamente eventuais atentados e busquem uma negociação construtiva com o governo colombiano.
Sei que o presidente Uribe vê essa iniciativa de forma favorável.
Não se trata de imiscuir-se nos assuntos internos do país, que cabe aos colombianos resolver, mas de uma manifestação de solidariedade com essa nação afligida há mais de 40 anos pela violência.
Considero que um pronunciamento seu, apoiando uma negociação de paz na Colômbia, concertada com o presidente Uribe, será uma iniciativa de inestimável valor tendo em vista o elevado conceito que Vossa Excelência possui como homem de diálogo e lutador pela paz.
Coloco-me à sua disposição e renovo a expressão de minha alta estima e consideração.
Cordialmente,

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República Federativa do Brasil"