Cristovam garante os recursos para manter o Portal dos Periódicos

19/02/2003 - 22h59

Brasília, 19/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, garantiu nesta quarta-feira a liberação dos recursos para a manutenção do Portal de Periódicos, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o presidente da Capes, Jamil Cury, grande parte dos recursos para a manutenção do programa – cerca de R$ 57 milhões, de um total de R$ 65 milhões – que deveria ter sido repassada no final do ano passado, ainda não foi liberada.

Considerada a maior iniciativa do gênero na América Latina, o portal permite o acesso gratuito de professores, pesquisadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação a mais de 3,5 mil revistas e periódicos científicos, nacionais e estrangeiros. O Portal dispõe ainda de um amplo banco de dados com referências e resumos de documentos e publicações acadêmicas em todas as áreas do conhecimento.

O acesso às publicações por meio eletrônico representou economia de 32%, para a Capes, em relação ao valor que era pago pelas mesmas publicações em versão impressa. "Até 1998, quando assinávamos a versão impressa dos periódicos, as universidades recebiam os materiais de forma diferenciada. Hoje, todas as instituições têm acesso a toda a coleção disponível", acrescentou a coordenadora de Acesso à Informação Científica e Tecnológica da Capes, Elenara Chaves.

A coordenadora explicou que o serviço, oferecido atualmente a 97 instituições brasileiras públicas e privadas de ensino superior e de pesquisa, não é restrito à comunidade acadêmica. Na biblioteca dessas instituições, a população pode ter acesso ao conteúdo dos periódicos, com a possibilidade, inclusive, de impressão do material.