Secretária de Justiça promete criar plano de combate à prostituição infantil

22/01/2003 - 21h06

Brasília, 22/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - Criar um plano de combate à prostituição infantil e ao tráfico de seres humanos, manter investimentos para a construção de novos presídios e criar uma unidade de cooperação internacional são algumas das prioridades da nova secretária de Justiça, Cláudia Chagas, empossada hoje pelo ministro Márcio Thomaz Bastos.

Segundo a secretária, a elaboração e a efetivação de uma política penitenciária nacional que permita o fiel cumprimento da lei de execuções penais e dos acordos internacionais também terão prioridade. "Pretendemos manter investimentos na construção de novos presídios e paralelamente executar programas voltados para a saúde e a profissionalização do detento, à capacitação dos servidores e a informatização de todo o sistema penitenciário nacional", afirmou.

Cláudia Chagas é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada no Curso de Especialização em Sistemas de Justiça Criminal - Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Atualmente, é promotora de Justiça titular da 16ª Promotoria de Justiça Criminal de Brasília. Durante dois anos, foi assessora jurídica do ex-ministro da Justiça, Paulo Brossard (1986 a 1988). Na mesma época, atuou junto ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) do Ministério da Justiça.