Brasília, 5/1/2003 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Pelo menos 20 pessoas morreram e 10 ficaram feridas em conseqüência de duas grandes explosões que estremeceram o centro de Tel Aviv neste domingo.
Em comunicado divulgado em Beirute, no Líbano, o grupo radical Jihad Islâmica assumiu a autoria dos ataques, que aconteceram por volta das 18h30, hora local, e visaram uma estação rodoviária desativada.
Testemunhas contaram que as explosões foram sincronizadas: aconteceram em um espaço de tempo muito curto e envolveram dois homens-bomba. O porta-voz da polícia israelense, Gil Kleiman, confirmou a versão. "Tivemos dois ataques sérios em Tel Aviv, no centro, onde já ocorreram vários atentados", disse. Segundo Kleiman, 150 metros separaram os dois homens-bomba e as explosões foram programadas para acontecer "muito próximas".
Israel não era atingido por atentados suicidas desde 21 de novembro, quando um palestino matou 11 pessoas e feriu 50 dentro de um ônibus em Jerusalém.
Ra'anan Gissin, um dos principais assessores do primeiro-ministro Ariel Sharon, sugeriu que os atentados tinham o objetivo de influenciar as eleições gerais em Israel, marcadas para o próximo dia 28.
As informações são da CNN.