Brasília, 26/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso foi homenageado hoje pela Radiobrás pela sua contribuição em favor da empresa durante os oito anos em que esteve na Presidência da República. O presidente da Radiobrás, Carlos Zarur, entregou a Fernando Henrique o troféu "Rádio Nacional 44 anos", instituído há três anos como forma de reconhecimento às personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da empresa.
Durante cerimônia no Palácio da Alvorada, o presidente agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da Radiobrás para o desenvolvimento do país. "A Radiobrás é importantíssima. Tenho certeza que a empresa vai continuar traçando um caminho positivo para o Brasil", disse Fernando Henrique ao despedir-se da diretoria da empresa presente à homenagem.
O presidente Carlos Zarur ressaltou os avanços registrados pela empresa nos últimos anos, especialmente a modernização da Rádio e TV Nacional, da NBR (TV a cabo da Radiobrás) e da Agência Brasil. "Hoje temos uma agência de notícias com 20 milhões de acessos, duas televisões, as rádios estão todas digitalizadas e possuem transmissão por satélite que chega a 800 rádios no Brasil. A Radiobrás, com modernas redações, com tecnologia digitalizada, alcançou também credibilidade fazendo uma notícia limpa, crível", enfatizou.
Na avaliação de Zarur, o futuro governo terá à disposição uma empresa moderna, digitalizada e com atividades que obtiveram grande êxito últimos anos. "Tenho muita esperança nesse futuro do Brasil e aguardamos o novo governo e o novo presidente da Radiobrás que deverá assumir logo depois da posse de Luiz Inácio Lula da Silva", ressaltou Zarur.
O troféu "Rádio Nacional 44 anos" é uma réplica de um microfone da Rádio Nacional que já foi utilizado por grandes profissionais da história do rádio, como Heron Domingues. Segundo Zarur, o troféu é o prêmio mais importante concedido pela Rádio Nacional a todos aqueles que impulsionaram o seu desenvolvimento. Em maio deste ano, diversos diretores e funcionários da empresa receberam a homenagem e o reconhecimento por suas ações em prol da Radiobrás. "Nesses últimos anos, com o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso, a Radiobrás se transformou numa nova empresa. Por isso, estamos outorgando ao presidente o prêmio", afirmou.
Tradicionalmente, o troféu é entregue na data do aniversário da Radiobrás, em 31 de maio, mas foi oferecido ao presidente no final de seu mandato como forma de agradecimento por todas as suas ações, que permitiram à empresa desenvolver seus diversos setores. O presidente Carlos Zarur aproveitou a homenagem para também entregar ao presidente Fernando Henrique Cardoso um CD com a coletânea de músicas e entrevistas de diversas personalidades da Música Popular Brasileira (MPB) veiculadas na Rádio Nacional.
Os diretores de Notícias da Radiobrás, Marizete Mundim, de Televisão, Roberto Gontijo, e de Administração, Luiz Antônio Duarte, participaram da entrega ao lado do presidente Carlos Zarur. Durante a cerimônia, os diretores e o presidente da empresa se despediram formalmente do presidente Fernando Henrique Cardoso e agradeceram pelo seu empenho com ações em favor da Radiobrás. Fernando Henrique também desejou sorte à empresa, e reafirmou sua certeza na continuidade e no êxito dos futuros trabalhos oferecidos pela Radiobrás.