Campo Grande, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Com a presença do secretário de estado de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Márcio Portocarrero, do presidente da Sociedade de Desenvolvimento do Pantanal, Luiz Carlos Ferreira Gomes, e de outros representantes de segmentos do turismo em Mato Grosso do Sul começou há pouco, em Campo Grande, no hotel Jandaia, o seminário sobre ecoturismo promovido pelo Instituto Parque do Pantanal (IPP) e a Associação das Pousadas Pantaneiras (APPAN).
Participam do encontro os sete operadores de turismo da Europa e Estados Unidos que vieram conhecer o projeto de ecoturismo do parque criado com apoio do Fundoação de Meio Ambiente da França. O objetivo do encontro é ouvir o relato dos visitantes para elaborar um plano de fomento ao ecoturismo dentro do padrão de qualidade exigido pelo turista internacional, principalmente o europeu e o asiático.
Cento e quarenta e quatro proprietários rurais do Pantanal aderiram ao parque,16 estão se estruturando para explorar o ecoturismo. O parque tem 1,5 milhão de hectares, e abrange seis municípios de Mato Grosso do Sul.