Florianópolis, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O projeto de Gerenciamento e Segurança das Praias, desenvolvido há 8 anos pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nas praias de Santa Catarina, poderá servir de modelo para um programa semelhante a ser desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos no litoral catarinense serão apresentados amanhã e sexta-feira (21 e 22) pelo professor da Univali, Antônio Klein, para oficiais do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar gaúcha.
O evento "Aspectos morfológicos e dinâmicos das praias arenosas com aplicação na segurança dos banhistas" é promovido pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e tem como objetivo instruir os salva-vidas e desenvolver a metodologia a ser aplicada à Operação Golfinho, que em Santa Catarina já resultou numa redução de mais de 80% no número de vítimas fatais de acidentes de banho.
Klein apresentará o histórico, evolução, metodologia e logística aplicada ao projeto Gerenciamento e Segurança nas Praias, que neste ano vai abranger 56 praias do litoral catarinense. "Apresentaremos no Rio Grande do Sul uma proposta de assessoramento técnico-científico que vai auxiliar a Brigada Militar a minimizar os índices de acidentes no litoral gaúcho", explicou o professor da Univali.