Porto Alegre, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - No Rio Grande do Sul ainda não foi registrado nenhum caso de dengue contraído no estado. De acordo com o controle da Secretaria Estadual da Saúde, até agora todos os registros são de pessoas infectadas em outros estados. As autoridades sanitárias, entretanto, estão intensificando as campanhas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foi criada a Comissão Estadual contra Dengue, formada por representantes comunitários.
Já a secretária estadual da Saúde, Maria Luiza Jaeger está alertando para o risco iminente de ocorrência de epidemia no Rio Grande do Sul. O aumento dos casos de contaminação, de 42 no ano passado para 402 neste ano reforça este alerta. Desde o início de novembro, técnicos da SES estão percorrendo as regiões do Estado para transmitir informações e treinar agentes de saúde para o combate à doença. Hoje o curso de capacitação foi realizado em Passo Fundo. Amanhã (21) será em Santa Maria, no Hotel Morotin, a partir das 14h (Faixa Nova de Camobi). A barraca da dengue estará na Praça Saldanha Marinho, das 10h às 16 horas.
No sábado (22), dia da campanha nacional de combate à dengue, denominada Dia D, as ações serão desenvolvidas em várias cidades. Em Gramado, a Secretaria Municipal de Saúde , responsável pelas ações de prevenção, estará trabalhando durante toda a manhã com as equipes de vigilância em saúde, meio ambiente, epidemiologias e sanitária. A blitz acontecerá em diversos locais da cidade, especialmente naqueles onde os agentes comunitários de saúde detectaram a possibilidade de existência do mosquito transmissor da doença. Será distribuído material preventivo e fornecidas informações de precaução.