Energia e sustentabilidade são temas de seminário no Uruguai

20/11/2002 - 15h24

Brasília, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Organizações não-governamentais uruguaias promovem nos dias 2 e 3 de dezembro o seminário internacional Energia e Sustentabilidade no Mercosul, em Montevidéu. Com a participação de especialistas da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil, o evento tem como objetivo analisar as perspectivas da integração energética regional dentro das bases do desenvolvimento sustentável.

Entre os temas estão: contribuição da integração energética ao desenvolvimento sustentável; o papel das privatizações e as instituições financeiras internacionais; as políticas energéticas nacionais e supranacionais no contexto da integração; impactos ambientais nos recursos naturais renováveis e não-renováveis e o desenvolvimento de estratégias alternativas.

Participam Emilio La Rovere, do Brasil, professor de planejamento energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Célio Bermann, também do Brasil, professor do programa de pós-graduação em energia da Universidade de San Pablo; Roque Pedace, da Argentina, coordenador para América Latina da Rede Internacional para a Energia Sustentável (Inforse); Hector Pistonessi, também da Argentina, pesquisador do Instituto de Economia Energética da Fundação Bariloche; Pedro Maldonado, do Chile, diretor do Programa de Pesquisas em Energia (Prien); Ricardo Canesse, do Uruguai, assessor do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Elétrica do Paraguai; Carlos Villegas, da Bolívia, coordenador da área econômica da pós-graduação em ciências do desenvolvimento da Universidade Maior de San Andrés.

Os representantes do Uruguai são Juan Gabito Zóboli, diretor da empresa estatal de energia, UTE; Pablo Abdala, diretor da empresa estatal de petróleo y derivados, Ancap; Luis Stolovich, economista, assessor dos sindicatos dos trabalhadores da UTE e da Ancap; Gerardo Honty, diretor do Programa de Energia e Mudança Climática da Ceuta, organização não-governamental que promove o evento; Eduardo Gudynas, diretor do Programa Sustentabilidade 2025 e da organização não-governamental CLAES, também promotora do evento. Inscrições podem ser feitas pelo correio eletrônico ceuta@chasque.net. Mais informações no endereço eletrônico www.chasque.apc.org/ceuta.