Brasília, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - "O desafio do Brasil é voltar a crescer". A afirmação foi feita pelo presidente do PT, deputado José Dirceu, após encontro com o governador de Minas Gerais, Itamar Franco. "Todos sabem que precisamos baixar o risco Brasil, baixar o dólar, fazer a reforma tributária, reduzir os juros e aumentar as exportações para que o país começe a ter mais demanda, mais emprego e a economia se realimente", disse Dirceu. Segundo o deputado, isso é uma equação política que para se realizar depende do pacto social e de outras mudanças que serão levadas ao Congresso Nacional.
No encontro com Itamar, Dirceu afirmou que os dois conversaram sobre as presidências da Câmara e do Senado, a situação econômica do país e sobre a sua decisão de não ser candidato à Presidência da Câmara. "Nós necessitamos e precisamos do apoio do presidente Itamar",disse.
O governador de Minas Gerais comentou que aguarda convite oficial do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para participar do governo. Ele adiantou que não é seu propósito ser embaixador. "Vou aguardar o convite e avaliar a conveniência. O importante é que apoiamos Lula", afirmou.
José Dirceu disse que se Lula o indicar para algum cargo no governo, pedirá licença da presidência do PT. "Não há problema quanto a isso no PT. Será uma transição tranquila e serena", comentou Dirceu. (Luciana Vasconcelos)