Desenvolvimento sustentável reúne no Ulysses Guimarães lideranças de todo o país

20/11/2002 - 16h43

Brasília, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Debater e encontrar novos caminhos que impulsionem o desenvolvimento local é o objetivo da I Expo Brasil Desenvolvimento Local, evento que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de lideranças de todo país, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, empresas privadas e diversas categorias de profissionais, num total de 1.500 pessoas.

Segundo o coordenador da Rede de Desenvolvimento Sustentável (Rede Dlis), Caio Silveira, o evento é inédito, por reunir, simultâneamente, representantes das áreas econômica, social, política e ambiental, numa troca de experiências locais inovadoras, pouco conhecidas. Durante quatro dias, os participantes estarão envolvidos em debates e atividades que abordam o desenvolvimento local como forma de garantir à população o próprio sustento.

O artesão Valdemir Santos, da Associação de Artesãos de Sergipe, é fruto dessa experiência. "Entrei na cooperativa há alguns anos, e através dela ficou mais fácil comercializar os meus produtos. A minha renda melhorou bastante, estou muito satisfeito. É importante que ações como esta aconteçam", disse ele. Já para a artesã Maria José, do Pará, a experiência é novidade. E apesar de temerosa, ela preferre arriscar-se, do que não se associar. "Pior não pode ficar", afirma.

O pensador francês Pierre Lévy falará no encerramento do encontro, sexta-feira, sobre os fatores fundamentais que definem a "potência cognitiva e criativa" de uma coletividade. O evento também contará com a presença de Joan Prats i Català (Espanha), diretor executivo do Instituto Internacional de Governabilidade (IIG) da Catalunha; do diretor dos Estudos de Direito e Ciências Políticas da Universidade Aberta da Catalunha, com a conferência "As relações entre política, instituições e desenvolvimento e de Paolo Gurisatti (Itália).