Brasília, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje elevar a taxa básica de juros da economia de 21% para 22% ao ano, em função do aumento na expectativa de inflação para 2003. A decisão foi informada à imprensa na nota divulgada no início da tarde. Na próxima semana, o comitê divulga documento com as justificativas oficiais para a decisão de aumento dos juros.
A decisão do comitê não surpreendeu os analistas do mercado financeiro, que esperavam a elevação, principalmente em função do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que no mês passado, registrou o maior patamar do ano: 1,31%. No ano, o índice acumula alta de 6,98% e se aproxima da meta máxima acertada com o Fundo Monetário Internacional, de inflação de até 9% em 2002.
O comitê decidiu, também, manter a taxa sem o chamado viés, indicando que só poderá ser alterada novamente, sem necessidade de reunião extraordinária, no próximo dia 18 de dezembro. Este foi o segundo mês consecutivo em que o Copom elevou a taxa básica de juros da economia.
No mês passado, também para conter a inflação, o comitê convocou reunião extraordinária para elevar a taxa de 18% para 21% ao ano, depois de altas expressivas no preço do dólar.