Brasília, 20/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, instalou hoje o Conselho Nacional de Turismo, que tem o objetivo de propor estratégias para o desenvolvimento do turismo tanto interno como externo. Na solenidade, tomaram posse 28 conselheiros. "O conselho será a voz ativa perante o governo; será bom tanto para o consumidor como para própria indústria porque a força de um conselho é muito maior", afirmou o representante da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Tasso Gadzanis, que é um dos conselheiros.
De acordo com Godzanis, o mercado de turismo movimenta US$ 40 bilhões por ano. Só em passagens são US$ 4,5 bilhões. Ele disse que este ano o Brasil perdeu US$ 400 milhões porque 600 mil argentinos deixaram de vir para cá.
Segundo o ministro, este ano o número de viagens domésticas deve passar de 45 milhões porque o custo para viajar para o exterior está caro e também pelo aumento de hotéis, pousadas, equipamentos turísticos e novos destinos criados no Brasil. Ele ressaltou que hoje 70% dos pacotes vendidos nas agências de viagens são domésticos e apenas 30% internacionais. Em 1998, disse o ministro, eram vendidos 50% para o turismo interno e 50% ao exterior. "O turismo é o caminho mais fácil para você levar a palavra emprego e trabalho a regiões que nem sequer conhecem essa palavra. Por isso, eu acho que o turismo vai ser cada vez mais estratégico para qualquer governo", afirmou Caio de Carvalho.
Criado pelo decreto 4.402, de 2 de outubro de 2002, o conselho tem o papel também de oferecer subsídios técnicos para elaboração da Política Nacional de Turismo, emitir pareceres e recomendações sobre questões do turismo nacional, estudar ações para democratizar as atividades turísticas, buscando a geração de empregos, renda e diminuição das desigualdades regionais.