Recife, 20 (Agência Brasil - ABr) - Representantes de instituições brasileiras que trabalham com pesquisas e experiências bem sucedidas sobre as mais variadas espécies de plantas têm encontro marcado no 53º Congresso Nacional de Botânica, que será aberto amanhã, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O Nordeste estará representado pela Associação de Plantas do Nordeste (APNE), uma entidade que desenvolve uma série de projetos, financiados por vários países. Durante o evento, a APNE apresentará o projeto Centro Nordestino de Informação sobre Plantas (CNIP), implantado em Pernambuco, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida às famílias carentes de zona rural, orientando-as quanto ao uso e à conservação adequados dos recursos vegetais da região.
Outra experiência em exposição será o Programa de Uso Sustentável da Caatinga, na localidade de Caroalina, no município de Sertânia, na Região do Pajeú, a 316 quilômetros do Recife. As comunidades envolvidas no projeto aprendem a lidar com a caatinga, a melhorar a produção de carvão, além de desenvolver trabalhos produtivos com plantas medicinais.
Durante o encontro, os participantes conhecerão os catálogos sobre medicina alternativa e poderão obter informações acerca da preparação e do uso das plantas medicinais. O Congresso Nacional da Botânica prosseguirá até sexta-feira (26).