Brasília, 20 (Agência Brasil - ABr) - A atleta Sabine Letícia Heitling quebrou hoje, no segundo dia de disputa de atletismo nos VI Jogos da Juventude, que estão sendo realizados em Goiânia, um recorde sul-americano. A atleta gaúcha conquistou a medalha de ouro nos 2000m com obstáculos, com o tempo de 7m02s31, novo recorde do campeonato, brasileiro e sul-americano na categoria menores. A marca anterior pertencia a Patrícia Fernanda Lobo, que tinha feito 7m08s94, em outubro de 2000, em São Paulo.
A segunda colocada na prova foi a paulista Zenaide Vieira (7m05s63), seguida pela pernambucana Fernanda Maria da Silva (7m21s81).
Ao final da prova, a campeã ainda parecia não ter a dimensão do que havia alcançado. Apenas agradeceu às adversárias pelo bom nível técnico. "Se não fosse tão disputada eu não teria feito esse tempo. Foi uma prova bastante forte, talvez a melhor dos Jogos da Juventude até agora. Senti o ar seco e o forte calor, bem diferente de onde estou acostumada a treinar", comentou a melhor atleta sul-americana para a prova.
Esta foi a segunda vez que Sabine, de 15 anos, subiu ao pódio na competição. Na sexta-feira, conquistou a medalha de prata nos 1.500m, com 4m43s53. Seu início no esporte aconteceu há apenas três anos, nas corridas rústicas de sua cidade natal, Santa Cruz do Sul. O técnico Jorge Peçanha, que a acompanha até hoje, foi quem a aconselhou a investir nessa prova.
Na primeira vez que correu a distância, em junho de 2001, em São Leopoldo, conseguiu o índice para o Troféu Brasil adulto. "Foi uma surpresa para mim. Terminei em nono, mas fiquei entusiasmada com o resultado, ainda mais para quem estava competindo contra atletas mais experientes", contou Sabine.
Sua próxima meta é o Sul-Americano, que será disputado entre os dias 1º e 3 de agosto, em Belém. "Chegarei com uma responsabilidade maior, mas espero manter um bom ritmo", finalizou a medalhista de ouro.
Além do recorde sul-americano de Sabine Heitling, houve também quebra de recorde da competição nas provas de salto com vara feminino, pela paulista Michaela Ruth Hoffmannbeck (3,56m), nos 2000m com obstáculos, pelo acreano Fabiano de Oliveira Silva (6m08s44), e no revezamento 4x100m feminino, pela equipe do Rio de Janeiro, com o tempo de 46s94, comprovando o excelente nível técnico do atletismo nos Jogos da Juventude.