Rio, 20 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, esteve hoje na Vila Cruzeiro, zona norte carioca, onde está sendo realizado o programa "Chegando Junto", que promove atendimento às comunidades carentes. Na ocasião, a governadora anunciou diversos projetos do "Pacto Social pela Paz" no Complexo do Alemão, que tem como principal objetivo contribuir para que os jovens moradores das 11 favelas não sejam cooptados pelo tráfico de drogas, através de ampla força-tarefa social, constituída por todas as secretarias da área social do governo do estado, do município, ONGs, sindicatos e setor privado.
A governadora anunciou ainda a instalação, em setembro, de um Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE), com seis bases operacionais. As três primeiras - Fazendinha, Nova Brasília e Vila Cruzeiro - serão instaladas nos locais já ocupados pela policia. As outras bases serão a Unidade Multifuncional do Alemão, base do comando do GPAE, uma outra na Vila Cruzeiro e a do Alto da Grota, sendo esta última a base do policiamento montado.
O secretário de Segurança Pública, Roberto Aguiar, que acompanhou a governadora, disse que 700 policiais irão atuar no Complexo do Alemão. Ainda de acordo com o secretário, a polícia permanecerá nos morros da região.