Brasília, 20 (Agência Brasil - ABr) - O processo para a entrega das coleções com títulos literários que farão parte do acervo da campanha Literatura em Minha Casa 2002 entrou esta semana na fase de avaliação pedagógica das obras, que se estenderá até 31 de julho. Ao todo serão escolhidas oito coleções com cinco livros cada para alunos da 4ª série do ensino fundamental, que serão distribuídas aos estudantes no ano letivo de 2003.
Das 86 editoras que se cadastraram no processo de avaliação e seleção para o PNBE 2002, 65 providenciaram a pré-inscrição, indicando os nomes de cada volume e os conteúdos. Este processo viabilizou o agendamento da inscrição junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para análise técnica dos livros.
Cada uma das 65 editoras apresentou ao IPT o acervo de livros sugeridos, no formato que os estudantes deverão receber. As obras apresentadas passaram por avaliação de qualidades física e pedagógica.
O IPT verifica se as coleções das editoras estão de acordo com as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. No PNBE de 2001, das 36 coleções inscritas apenas uma foi desclassificada pelo IPT.
A avaliação pedagógica é feita por um colegiado nomeado pelo ministro da Educação, por meio de portaria. O colegiado reúne-se com uma equipe técnica de todo o país, composta por especialistas letrados em literatura. Coordenados pela SEF, esses dois grupos escolhem as coleções das editoras.
"Se a coleção tem quatro volumes bons, mas um ruim, toda ela é excluída. Anexa ao edital a avaliação mostra quais aspectos serão considerados", explica o gerente do Programa Nacional do Livro Didático, Reginaldo Gusmão. Esse processo está planejado para terminar em agosto, quando serão divulgadas as oito coleções selecionadas.
Após todas essas etapas acontece a habilitação e negociação das editoras com o FNDE. Depois a produção e distribuição das coleções. A previsão é que até o final de dezembro todas as etapas do PNBE 2002 estejam concluídas. A partir daí, é que se inicia a entrega dos livros para os alunos e escolas.