Paraguai estende ao Brasil uso de faixa para serviços de radioamador

17/07/2002 - 21h04

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - Ao lado dos órgãos reguladores do Paraguai (Conatel) e do Uruguai (Ursec), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) demonstrou interesse de se atribuir à faixa de 135.7 - 137.8 KHz a prestação do serviço de radioamador a título secundário no Brasil.

A decisão brasileira foi apresentada ao grupo de trabalho que trata dos sistemas satelitais para a prestação de serviços fixos e móveis, durante a XXI Reunião do Comitê Consultivo Permanente III: Radiocomunicações (CCP-III), que se realiza simultaneamente com a IX Reunião do Comitê Consultivo Permanente II: Radiodifusão (CCP-II) até a próxima sexta-feira, dia 19, em Fortaleza (CE).

O Conatel informou que a faixa de 135.7 - 137.8 KHz está atribuída no Paraguai para serviços fixos e móveis marítimos, e que não haveria inconveniência em estender o uso dessa faixa para a atribuição de serviços de radioamador a título secundário. O órgão regulador uruguaio (Ursec) apenas informou que está de acordo com a decisão dos dois países.