Weffort recebe embaixador chinês

17/07/2002 - 18h28

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Francisco Weffort, recebeu hoje o embaixador da China, Wan Yongxiang. Eles discutiram a possibilidade de uma apresentação de arte brasileira na China e o andamento de projetos, além da exposição Guerreiros de Terracota.

O embaixador também aproveitou para se despedir do ministro, já que seu mandato acabou.
Wan Yongxiang disse que Brasil e China têm uma relação muito boa e que ambos pretendem aprofundar o intercâmbio na área cultural. "No próximo mês um grupo de arte infantil da China se apresentará em festival no sul do Brasil", informou Yongxiang.

"Estamos organizando a exposição com peças de Terracota da China e objetos originais do tesouro da cidade proibida (Pequim). Pelo que sei, as peças de Terracota foram para poucos países". Brasil e China estabeleceram relações diplomáticas há pouco mais de 20 anos.
Segundo o Yongxiang, o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a estabelecer essa parceira estratégica com a China.

"Esse acordo vem ampliando e enriquecendo a área política", disse o embaixador. "Os nossos países têm uma relação larga e frutífera. Temos posições idênticas ou semelhantes, na maioria das questões internacionais. Na véspera da minha partida fico muito satisfeito ao ver que as nossas relações estão em fase muito boa," concluiu Wan Yongxiang.