Produção brasileira de aço cresceu 4,9% no primeiro semestre

17/07/2002 - 16h36

Rio,17 (Agência Brasil - ABr) – A produção brasileira de aço cresceu 4,9% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 13,479 milhões de toneladas para 14,136 milhões de toneladas. O presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), José Armando de Figueiredo Campos, explicou que o aumento reflete o funcionamento das usinas a plena carga, sem a paralisação para reforma dos altos fornos que ocorreu em 2001, e também devido ao aumento do nível de produção da Cosipa.

O principal incremento, da ordem de 21,1%, aconteceu na produção de semiacabados, esclareceu Campos. Ele destacou ainda o acréscimo relevante na produção em placas, de 27,0%, devido à entrada de produção da Cosipa.

O presidente do IBS disse que as empresas do setor estão em nível operacional regular e os altos fornos atingiram a curva de produção normal, o que o leva a projetar fechar o ano com crescimento médio de 6%, totalizando entre 28 milhões e 28,3 milhões de toneladas de aço bruto produzidas.