Paulo de Tarso aponta importância institucional do Cade

17/07/2002 - 20h43

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, reconduziu, hoje, João Grandino Rodas no cargo de presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O ministro nomeou, ainda, Cleveland Prates Teixeira e Fernando de Oliveira Marques e Thompson Almeida de Andrade como conselheiros do órgão. Thompson Almeida de Andrade foi reconduzido como conselheiro do órgão. Todos têm mandato de dois anos.

Durante a cerimônia de posse, Paulo de Tarso Ribeiro, que foi secretário de direito econômico por dois anos, disse que o Cade é um dos órgãos de "maior importância institucional do poder executivo". O ministro acrescentou que a abertura da economia brasileira e privatização de alguns setores tornou fundamental a disciplina jurídica do mercado.

"O Cade age, ao mesmo tempo, como um disciplinador, um repressor dos abusos do mercado e como um instrumento de desenvolvimento econômico", disse o ministro.

João Grandino Rodas disse que sua atuação frente ao Cade será facilitada pelos demais membros do conselho. Segundo ele, o Cade, "revigorado por essas novas pessoas, poderá continuar o estreitamento do relacionamento com os demais órgãos de defesa da concorrência no Brasil".