Malan diz que está disposto a conversar com candidatos à Presidência

17/07/2002 - 19h00

Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Fazenda, Pedro Malan, disse hoje, que está disposto a manter encontros com candidatos à Presidência, para tratar de um possível acordo de transição com o FMI. "Nós devemos mostrar ao país que temos capacidade e maturidade política para fazer uma transição de um governo legitimamente eleito para outro governo legitimamente eleito da forma mais tranqüila possível, menos turbulenta e menos ruidosa possível", afirmou, ao comentar a iniciativa do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, de conversar com lideranças dos vários partidos concorrentes à Presidência.

Fraga encontrou-se hoje com o presidente do PSDB, José Aníbal, e tem encontro marcado para amanhã com o deputado Aloizio Mercadante, do PT.

Malan lembrou que já conversou sobre a economia brasileira com o candidato Ciro Gomes, que mantém contato com José Serra e disse que não se furtaria a atender o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, como faz com qualquer outra pessoa que o procura para discutir problemas do país. "Nunca nos recusamos e jamais nos recusaremos a conversar com quem quer que seja", disse.

O ministro ressaltou que não há ainda nenhuma negociação com o FMI com relação ao acordo de transição, mas lembrou que a instituição já divulgou nota afirmando estar disposta a negociar com o Brasil, independente de quem venha a ocupar o futuro governo.