Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O Laboratório de Controle de Dopagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lab Dop/Ladetec) será o primeiro instituto da América Latina a fazer exame antidoping em competições internacionais. O contrato de credenciamento foi assinado, hoje, nesta capital, pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral; Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, e pelo presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Armando Mariante Carvalho.
Durante a solenidade, o ministro Sergio Amaral considerou mais uma contribuição à balança comercial brasileira o credenciamento, pelo Inmetro, do Laboratório de Controle de Dopagem do Instituto de Química da UFRJ. Segundo Amaral, com essa medida, o Brasil vai deixar de importar testes antidoping do Canadá e dos Estados Unidos e poderá atender às exigências de certificação da qualidade da carne nacional, feita pelos países importadores.
O ministro explicou que o laboratório do Rio já vai realizar, no próximo mês, de 1º a 11, o primeiro teste de controle do doping em atletas nos Jogos Sul-Americanos, em Curitiba, São Paulo, Belém e Rio de Janeiro. A expectativa é de que sejam realizados mais de 200 testes antidoping no evento.
Amaral disse que o licenciamento pelo Inmetro tem uma importância "muito grande na saúde do esporte brasileiro e pode contribuir para tornar mais saudável o segmento esportivo, além de ajudar os desportistas brasileiros no aumento ainda maior do número de medalhas que eles têm recebido nas competições".
O ministro Caio Carvalho destacou, por sua vez, que "hoje o Brasil é outro país na questão do exame antidoping", lembrando que um país, para poder competir, tem que ter credibilidade em toda sua atuação esportiva e na política de esporte de auto-rendimento, inclusive, com uma comissão antidoping de credibilidade.
Carvalho contou que, com a distinção, o Ladetec será credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional para a realização de exames antidoping em competições no exterior e que a parceria garantirá também ao laboratório o certificado de qualidade ISO 17025.
O Ladetec funciona no Instituto de Química da UFRG e, desde 1984, ano em que foi inaugurado, auxiliou cerca de 400 federações desportivas, nacionais e internacionais. Já realizou mais de 50 mil análises de controle de dopagem no esporte. De acordo com diretor do Instituto, Ângelo Pinto, o contrato de credenciamento significa o coroamento de um trabalho intenso e contínuo de toda a equipe do laboratório. "É a ética do uso de combate às drogas ilícitas, um dos maiores flagelos da humanidade", ressaltou ele. e (Célia Scherdien)