Porto Alegre, 17 (Agência Brasil - ABr) - A Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul iniciou, hoje, a coleta de dados para a primeira etapa do Censo da Reforma Agrária 2002. O censo divide-se em Módulo Projeto e Módulo Beneficiário. O trabalho será realizado pelos empreendedores sociais que visitarão os 147 assentamentos administrados pelo Incra em 44 municípios gaúchos, durante aproximadamente 20 dias.
O Módulo Projeto, que começou hoje, pesquisará as condições sociais e econômicas dos projetos de assentamento, por meio de um questionário que será respondido pelos empreendedores sociais, associações formalmente constituídas e por um trabalhador rural, reconhecido como conhecedor do assentamento, sua história, particularidades e situação atual.
Numa segunda etapa, programada para agosto próximo, a pesquisa será realizada diretamente com os beneficiários da reforma agrária (Módulo Beneficiário), onde recenseadores visitarão 600 mil famílias e 400 mil lotes em aproximadamente 2 mil municípios brasileiros.