Rio, 17 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) antecipou para este mês o início das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece em 29 de agosto. O Inca participará do circuito Petrobras de Surfe Feminino, primeiro campeonato de surfe exclusivamente dedicado às mulheres do Brasil. A primeira etapa será disputada de 26 a 28 deste mês, em Ipanema, mostrando que esporte, saúde e prevenção freqüentam a mesma praia.
Para conscientizar a população da importância da prevenção dos vários tipos de câncer, o Inca montará uma tenda na areia onde ficará exposta a boneca fumante Altina, que tem o corpo transparente para mostrar os efeitos nocivos do cigarro. Quem quiser poderá testar, no monoxímetro, o nível de monóxido de carbono nos seus pulmões.
Durante o evento, serão distribuídas margaridas, símbolo do "Movimento Amanhã sem Câncer". O câncer é hoje a terceira causa de morte no Brasil, superada apenas pelas doenças cardiovasculares e causas externas, como acidentes de trânsito somados à violência urbana.