Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma avaliação no final da manhã de hoje, no auditório do Itamaraty, da melhoria nos indicadores sociais da população brasileira em decorrência da ação decisiva do governo Federal nos estados e municípios. Segundo ele, as milhares de prefeituras do país recebem anualmente cerca de R$ 30 bilhões para aplicar em programas sociais, montante que corresponde praticamente ao que o governo obtem com arrecadação de impostos de pessoas físicas e de empresas.
De acordo com Fernando Henrique, que participou da cerimônia de entrega do Certificado de Gestão Fiscal Responsável a prefeitos que mais respeitaram esse ano a lei de responsabilidade fiscal, o salário mínimo triplicou nos 8 anos do Plano Real e a cesta básica teve acréscimo de 60% em seu valor. Houve ainda, segundo o presidente, redução da pobreza de 43%,em 1994, para 30%, em 2.000, beneficiando diretamente mais de 50 milhões de pessoas.
O presidente também citou os progressos nas áreas de educação e saúde. Ele declarou que, em 1995, 10% das crianças estavam fora da escola e, até o final desse ano, esse percentual estará próximo de zero. A mortalidade infantil também teve queda significativa entre 1991 e 2000, baixando de 48% para 29,6%.