São Paulo, 17 (Agência Brasil - ABr) - A pesquisa de opinião promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Instituto de Pesquisa Vox Populi sobre economia e sucessão presidencial mostra que 50% dos empresários entrevistados duvida da competência dos candidatos, o que gera apreensão no mercado.
No item - falta de confiança nos projetos e propostas dos candidatos, 31% dos empresários mostraram desconfiaça. E na questão - falta de detalhamento de projetos e propostas dos candidatos, 15% disseram estar apreensivos. Esses resultados dificultam a decisão do empresariado, que tem como principal fator de decisão do voto as propostas dos candidatos.
Os temas de maior importância e que deveriam ser adotados pelo próximo governo, segundo os empresários, são: instituir uma política industrial (20%), preservar a estabilidade de preços (19%), combater a corrupção na política (18%) e investir em políticas sociais (18%).
A pesquisa mostra também que o tema prioritário nos programas de governo candidatos deve ser a reforma tributária (79%) e a política industrial (9%). A apreensão dos mercados financeiros em face dos desdobramentos da sucessão presidencial não tem justificativa para 53% dos entrevistados, enquanto para 47% ela se justifica.
Em relação à instabilidade da taxa de câmbio, o impacto sobre a empresa tem sido muito negativo para 17%, negativo para 41%, neutro para 28% e positivo para 12% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de junho, com 411 empresários de vários portes - micro (12 %), pequenas (58%), médias (22 %) e grandes (8 %).