Brasília, 17 (Agência Brasil – ABr) – O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reúnem nos próximos dias 25 e 26, em Recife, representantes de todas as entidades envolvidas com a geração de energia eólica (energia obtida por meio do aproveitamento do vento) no País. O objetivo é elaborar um programa de desenvolvimento tecnológico voltado especificamente para a região Nordeste, tomando como base o uso intensivo da energia eólica.
Segundo informações da Secretaria de Política Tecnológica e Empresarial do MCT, a costa nordestina (sobretudo no trecho localizado entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte), é considerada pelos técnicos como área bastante propícia para esta alternativa de energia.
Atualmente, a geração de energia que abastece o Nordeste está concentrada nas hidrelétricas de Tucuruí, no Pará, e no complexo Paulo Afonso, e tem a principal carga voltada para as capitais Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). A região não possui água suficiente para suprir toda a sua abrangência, o que faz da energia eólica uma excelente opção para o abastecimento destas áreas onde a transmissão é considerada precária. (Hebert França com informações do MCT)