Encontro debate implantação de Centro de Pesquisa sobre Direito e Instituições Penais

17/07/2002 - 17h27

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - Termina hoje o seminário Direitos Humanos, Violência e Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e pela Embaixada da França, no Instituto Rio Branco, em Brasília. O encontro debateu a implantação de um Centro de Pesquisa Sociológica sobre o Direito e as Instituições Penais (Cesdip) no Ministério da Justiça do Brasil, semelhante ao que existe na França.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro, afirma que a instalação de um centro de pesquisa no Brasil poderia facilitar a resolução de problemas sociais no país. "Queremos aliar a ciência e a tecnologia à segurança pública para que assim possamos diminuir a criminalidade e a exclusão social com a ajuda de pesquisas e estatísticas sobre o assunto", disse ele.

Para falar sobre a política de funcionamento e dos resultados do Cesdip na França foi convidado o diretor do Centro francês, o professor René Levy. Foram convidados também representantes do governo federal para que estes também pudessem analisar a importância do papel do Cesdip na França e a possível implantação de um Centro semelhante no Brasil.