Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa de juros básicos da economia (Selic) para 18% ao ano. A taxa estava em 18,5% ao ano desde março deste ano. O comitê decidiu também manter a taxa sem o chamado viés de baixa, indicando que a taxa só poderá ser alterada novamente no próximo mês, quando o comitê volta a se reunir.
O Copom justificou a decisão, afirmando que confia no futuro da economia e que leva em consideração o fato de a previsão de inflação para o próximo ano estar abaixo da meta fixada pelo governo.O governo aumentou a tolerância de inflação para o próximo ano de 3,25% para 4% e o intervalo de tolerância de dois pontos percentuais passou para 2,5 pontos para mais ou para menos. De acordo com o último boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, o mercado espera inflação de 4,20% para este ano contra 4% esperados na semana passada.
A íntegra da nota divulgada pelo comitê é a seguinte:
"Confiando na manutenção, no futuro de um arcabouço macroeconômico responsável e levando-se em conta a previsão para a inflação para 2003 encontrar-se abaixo da meta, o Copom decidiu, por cinco votos a favor e dois contra, reduzir a taxa Selic para 18% ao ano".
Os dois votos contrários foram pela manutenção da taxa com viés de baixa.