BNDES promove encontro para discutir microempreendimentos

17/07/2002 - 19h19

Rio, 17 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) promove nesta quinta-feira, no Rio, o Encontro PDI 2002, com o objetivo de desenvolver e fortalecer a indústria de microfinanças no Brasil. O encontro é uma continuação do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), criado a partir do convênio de cooperação técnica firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A diretora da área social do BNDES, Beatriz Azeredo, e o especialista em microfinanças do BID, Roberto Correa Lima, abrirão o encontro que reúne 130 agentes financeiros, representantes de ONGs, Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e bancos. Eles discutirão formas para desenvolver as ferramentas que darão suporte ao funcionamento desse segmento.

Será debatida a criação de uma rede de instituições para operar o microcrédito. O BNDES trabalha no desenvolvimento institucional dessa modalidade de crédito desde 1996, tendo estabelecido duas estratégias: a criação de uma rede operacional composta hoje por 32 instituições em 16 Estados, e o Programa de Desenvolvimento Institucional, com a utilização de recursos do BID.