Advogado-geral da União destaca experiência da nova corregedora

17/07/2002 - 17h33

Brasília, 17 (Agência Brasil - ABr) - O advogado-geral da União, ministro José Bonifácio Borges de Andrada, deu posse hoje, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, a advogada Thereza Helena Souza de Miranda Lima no cargo de corregedora-geral da Advocacia da União (AGU).
Segundo o ministro, José Bonifácio de Andrada, a advogada Thereza Helena Souza de Miranda Lima "deverá dar um toque pessoal da sua prudência e sabedoria e da sua experiência, à Advocacia Geral da União e ao Brasil". A cerimônia de posse contou com a presença da controladora-geral da União, ministra Anadyr de Mendonça Rodrigues, além de vários ministros do Poder Judiciário.

A nova corregedora já trabalha há muito tempo na área consultiva. Foi membro da então Consultoria-Geral da República, absorvida pela Advogacia Geral da União, criada em 1993. A partir daí, Thereza Helena atuou na AGU como consultora da União.

Depois da cerimônia, a ministra de Estado da Controladoria Geral da União, Anadyr de Mendonça Rodrigues, comentou o decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado hoje no Diário Oficial da União, que aumenta os poderes da Corregedoria Geral da União, dando-lhe a função de órgão central de todo sistema de controle, e atribuindo a ela a orientação normativa e supervisão técnica de todos os órgãos dos diferentes sistemas do Poder Executivo, especialmente das auditorias das autarquias e fundações federais.

Segundo a ministra, isso aumenta a fiscalização nos órgãos públicos e também a integração de todos os órgãos dedicados ao controle interno do Poder Executivo, que estavam dispersos. "Hoje, com esse decreto, esses órgãos passam a ficar sob comando único, para uma única orientação e um único modo de proceder. Vai ser a harmonia total do sistema de controle interno", afirmou.