Professores da América Latina discutem a violência nas escolas

10/07/2002 - 19h03

Brasília, 10 (Agência Brasil - ABr) - O seminário internacional "Desempenho dos Professores na América Latina e Caribe: Novas Prioridades" que acontece no Hotel Nacional, em Brasília, apresenta nesta quinta-feira um estudo sobre experiência de estudantes com a violência nas escolas e palestra sobre a formação de professores.

Às 8h30 a programação será aberta com palestras das professoras da Universidade de São Paulo (USP), Teresa Rego, e Guiomar Namo de Mello, do Conselho Nacional de Educação e Fundação Victor Civita, sobre o tema "Busca por Inovação e Eficiência na Formação de Professores".

Ao tratar esse assunto, Teresa Rego e Guiomar de Mello têm como objetivo realizar um amplo levantamento bibliográfico sobre a formação de professores para identificar e reunir as principais publicações. "O tema vem alcançando nas últimas décadas, em todo o mundo, papel de grande destaque não somente entre os pesquisadores e acadêmicos, como também entre aqueles que se responsabilizam direta ou indiretamente pela definição de políticas que afetam seus sistemas de profissionalização", destacam.

Às 14h30, dentro do painel que vai apresentar experiências dos países que participam do seminário, Miriam Abramovay, Fabiano Lima e Santiago Varella, trazem um estudo baseado em pesquisa do Programa das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre Violência, Aids e Drogas na Escola. O trabalho mostra a diferença de percepção dos alunos brasileiros que tomaram conhecimento ou participaram de atos de violência grave, como assalto a mão armada, estupro ou morte na escola, daqueles que não vivenciaram essa situação.

A pesquisa da Unesco ouviu 34 mil estudantes de 11 a 24 anos da Educação básica de escolas públicas e privadas de 14 capitais brasileiras.