Israel reduz restrições aos palestinos

03/07/2002 - 10h56

Brasília, 3 (Agência Brasil - ABr/CNN) - Um dia depois do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, ter demitido dois importantes chefes da segurança, o governo israelense aprovou hoje a redução de restrições aos palestinos, concedendo permissões de trabalho em Israel para cinco mil pessoas. As autoridades israelenses decidiram também diminuir os toques de recolher na maioria das cidades da Cisjordânia, numa medida que será aplicada gradualmente. As informações são da CNN.

Como parte das medidas israelenses, o toque de recolher em Hebron foi suspenso das 8h às 19h (hora local); em Nablus, das 7h às 17h; em Ramallah, das 9h às 14h; e em Jenin, das 8h às 16h. Antes, os toques de recolher vigoravam durante todo o dia, com suspensões periódicas de uma a duas horas.

O gabinete do primeiro-ministro Ariel Sharon discutiu ainda a liberação de fundos retidos da Autoridade Palestina, sob a supervisão dos Estados Unidos ou da União Européia.

Raanan Gissin, um porta-voz de Sharon, disse que o governo da Arábia Saudita enviou uma mensagem, por meio de empresários judeus, comunicando que aprova a visão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para o Oriente Médio. Segundo Gissin, ainda na mensagem, os sauditas exortam Israel, em apoio a essa visão, que diminua as restrições aos palestinos.