Argentina terá eleições antecipadas em março de 2003

03/07/2002 - 11h02

Brasília, 3 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, anunciou, na noite de ontem (2), a antecipação das eleições gerais para março de 2003. As próximas eleições só deveriam acontecer em setembro. "Decidi que, dentro de quatro meses, a partir de hoje, os argentinos elegerão, em primárias abertas e democráticas, seus candidatos a presidente e vice-presidente da República e, 120 dias depois, todos decidiremos quem nos conduzirá nos próximos quatro anos", declarou Duhalde em mensagem em rede nacional de rádio e televisão. As informações são da CNN.

Pelo novo calendário, as primárias acontecerão em 2 de novembro e as eleições presidenciais serão em 2 de março. Duhalde não precisou quando passará o poder ao presidente eleito, mas um porta-voz do Governo indicou que a posse seria em 25 de maio de 2003, quando os argentinos comemoram o aniversário da Revolução.

No final de dezembro, o Parlamento argentino escolheu Duhalde interinamente para o cargo de presidente após a queda de dois presidentes, desencadeada por um grave levante popular, e marcou o próximo pleito para setembro de 2003. No entanto, após seis meses no poder, a popularidade de Duhalde caiu para 8% e ele não conseguiu acabar com a estagnação econômica que devasta o país há quatro anos.