Acidente aéreo na Alemanha não pode ser evitado porque sistema de alerta estava desligado

03/07/2002 - 10h26

Brasília, 3 (Agência Brasil - ABr/Europa Press/AFP) – A empresa Skyguide, órgão dos controladores aéreos da Suíça, reconheceu hoje que o sistema de alerta automático, que avisa quando aeronaves estão em rota de colisão, estava desligado e em manutenção de rotina quando dois aviões se chocaram na noite de Segunda-feira (2) no sul da Alemanha. O acidente aconteceu perto da fronteira com a Suíça e a Skyguide já era resposável pela comunicação com os aviões. No choque entre um Tupolev russo que carregava 69 pessoas e um boeing da companhia de correio privado DHL, 71 pessoas morreram. A maioria das vítimas são crianças e adolescentes. As informações são das agências Europa Press e AFP.

O porta-voz da Skyguide, Roger Gaberell, explicou que a manutenção de rotina é feita durante a noite, quando o tráfego aéreo é menor. Ele acrescentou que, durante a manutenção, o sistema de alerta de curto prazo em terra não informa o risco de colisões.

Os investigadores esperam obter mais informações sobre a causa do acidente com a análise das "caixas-pretas" dos dois aviões, que registram as comunicações da tripulação com os controlares do tráfego aéreo e dados dos vôos.