Florianópolis, 30 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai oferecer o primeiro Curso de Especialização em Biossegurança do país, que abordará assuntos como risco biológico, manipulação genética de células, clonagem, transgenia, produção, armazenamento ou manipulação de embriões humanos, clonagem terapéutica e análise de risco ambiental provocada por espécies genticamente modificadas.
"A UFSC será pioneira na formação de recursos humanos como multiplicadores. Isto é, especialistas que têm por objetivo difundir a biossegurança", explica o professor Mário Steindel, coordenador do curso. Segundo ele, a função da biossegurança é assegurar o avanço dos processos tecnológicos, protegendo a saúde humana animal e o meio ambiente.
O curso oferecido pela UFSC será gratuito e as inscrições para as 50 vagas disponíveis estão abertas até o dia 20 de julho. As aulas acontecem de setembro a novembro desse ano. As atividades incluem aulas teóricas, estudos de casos, seminários e desenvolvimento de monografia. Para inscrição, os candidatos devem ter nível superior, conhecimentos básicos em informática e domínio da língua inglesa que permita leitura e interpretação de textos. A ficha de inscrição e a lista dos documentos estão no site www.Biossegurança.ufsc.br.
O curso conta com o apoio da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (ANBio) e Fundação de Ciência e Tecnologia do estado de Santa Catarina (Funcitec).