Brasília, 30 (Agência Brasil - ABr) - A profissionalização dos cafeicultores de Rondônia será incentivada com a criação de um prêmio qualidade em café. O prêmio incentivará o investimento em qualidade da produção regional e está sendo instituído pela Articulação Central das Associações Rurais de Ajuda Mútua (Acaram) e pela Agência de Comercialização Solidária de Rondônia (Tucumã). A premiação dos melhores cafeicultores do estado acontecerá no Encontro Estadual sobre o Agronegócio do Café, que será realizado no dia 27 de setembro,em Ji-Paraná.
O prêmio visa estimular os produtores de café de Rondônia a produzirem café de forma diferenciada e com padrão de qualidade que atenda os mercados nacional e internacional. As inscrições para o prêmio serão encerradas no dia 30 de agosto. Podem se inscrever agricultores familiares do estado que estejam ligados a alguma organização rural. Devem também encaminhar uma amostra do produto para análise.
O julgamento da qualidade do café contará com o apoio da Embrapa e da Ceplac. Os cafeicultores que conseguirem produzir os melhores cafés do estado, beneficiados por via seca, de acordo com as normas do regulamento do concurso, receberão troféus, certificados e prêmios em dinheiro. Após o concurso o café poderá ser comercializado no exterior através do mercado solidário (fair trade) ou por meio de leilões eletrônicos na Internet (Banco do Brasil e Bolsa de Cereais.